Tipos de ativos
- Lineide dos Santos
- 8 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

O ativo já foi tratado aqui no blog conceitualmente e através de análise em um balanço patrimonial. Entretanto, para liquidar o assunto, seguem o detalhamento de alguns itens que compõem o mesmo.
Caixa e equivalentes de caixa: dinheiro que a empresa possui em seus cofres, bem como os cheques em mãos, recebidos e ainda não depositados e o dinheiro que está no banco.
Estoques: bens materiais produzidos ou adquiridos pela empresa, com o objetivo de vender a terceiros.
Intangível: direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido, como por exemplo, a marca da empresa.
Investimentos: ações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza não classificáveis no ativo circulante e realizável a longo prazo, imobilizado ou diferido, como por exemplo, imóveis de renda da empresa que não estão sendo utilizados.
Imobilizado: direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção da empresa ou exercidos com esse propósito, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, os riscos e controle desses bens.
Para explicar melhor estes conceitos de ativos utilizaremos como exemplo uma empresa de plásticos. Nesta empresa, o caixa e equivalentes de caixa representam o dinheiro que está no caixa e no banco. Estoques são as matérias primas e os produtos armazenados pela empresa para venda. O intangível é a marca da empresa, por exemplo. Os investimentos incluem as ações que a empresa possui em outras sociedades e os imóveis de renda que não estão sendo utilizados. E por fim, o imobilizado representa as máquinas utilizadas na fabricação dos produtos.
Referência:
SANTOS, José Luiz dos; et al. Contabilidade Geral. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Commentaires