top of page

Entrevista: a influência do planejamento

  • Victória Tiemann
  • 7 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

A antrevista a seguir foi realizada com um gestor de uma empresa da região de Blumenau/SC, cuja identidade será preservada à pedido.


[if !supportLists]1. [endif]- Você acredita que uma empresa pode sobreviver sem um bom planejamento?


Resp: Não. O planejamento é o desejo para onde a empresa quer chegar e como deve fazer para tal. Deve ser revisado constantemente, pois as variáveis internas (empresa) e externas (do mercado no geral) estão sempre se alterando, por isto é importante ter planejamentos distintos (de curto, médio e longo prazo), para que as correções a ajustes sejam feitas de maneira a atingir o planejado.


[if !supportLists]2. [endif]- O que é necessário para a elaboração de um planejamento?


Resp: É necessário ter objetivos bem estabelecidos e claros, saber antecipadamente quais recursos serão necessários, o tempo necessário/esperado para cumprir com o objetivo, quais variáveis são importantes, quais são as restrições a serem encontradas (de ordem econômica, legal, social, cultural e politicas), e finalmente ter indicadores de desempenho e monitorá-los constantemente. Esta última parte é bem importante, pois é onde comprovamos (controle e monitoramento) se a condução está alinhada com o planejamento, ou se devem ser feitas correções para atingimento das metas.


[if !supportLists]3. [endif]- Em sua opinião, um bom planejamento é garantia do sucesso?


Resp: Não. Um bom planejamento te dá condições de avaliar antecipadamente como a tarefa deve ser feita e os recursos necessários, entretanto a execução é tão importante quanto o planejamento em si. Portanto a garantia de sucesso está em entregar aquilo a que se propôs, dentro das premissas e restrições adotadas no planejamento.


[if !supportLists]4. [endif]- De que forma o planejamento é realizado na empresa?


Resp: O planejamento é feito segundo os objetivos a serem atingidos, e desta maneira são avaliados quais os recursos necessários, qual o tempo para que ele ocorra, quais os indicadores de desempenho, quais as variáveis são importantes, as restrições (de caráter legal, econômico, político, social e cultural).


[if !supportLists]5. [endif]- Além dos diretores, existem demais pessoas que se envolvem elaboração do planejamento da empresa?


Resp: Gestores do Corpo Gerencial, bem como Chefes/Supervisores também participam do Planejamento. Alguns assuntos mais estratégicos, que requerem mair confidencialidade (tais como aquisições e fusões), são tratados apenas no nível de Diretoria.


[if !supportLists]6. [endif]- O planejamento da empresa é revisado? Qual seria o período ideal?


Resp: O planejamento é de curto, médio e longo prazo, e revisado anualmente, entretanto as oportunidades e ameaças de mercado podem acontecer a qualquer momento e impactar no planejamento. Creio que esta revisão anual seja adequada para nortear os passos futuros.


[if !supportLists]7. [endif]- Com que tipo de dificuldades os responsáveis pelo planejamento estratégico podem se deparar no período de elaboração e implementação? Qual a melhor forma de enfrentá-las ou mesmo evitá-los?


Resp: A dificuldade é se o(s) cenário(s) na qual o planejamento foi desenhado/concebido está adequado e exequível, bem como se foi possível se antever a algumas dificuldades/fraquezas que possam ser encontradas durante a execução do planejamento. Inclusive ter alternativas para minimizar ou maximizar (quando desejado) estes efeitos, sem deixar de cumprir com os objetivos estabelecidos. A melhor forma é ter um bom Cenário, que seja exequível e que acompanhe as tendências do mercado. Quanto maior forem as mudanças no mercado, maior será a dificuldade para se efetuar um bom cenário.


[if !supportLists]8. - Existe alguma dificuldade em implementar planejamentos na sua empresa estando no país em que vivemos?


Resp: Creio que as maiores dificuldades sejam de caráter legal e políticas, uma vez que nossos grandes clientes são empresas de capital misto e/ou concessionárias do Governo, muito influenciada por questões regulatórias e muito dependentes de investimentos do governo. Mapear estas variáveis é muito difícil e complicado.

 
 
 

Comments


bottom of page