Mão na massa: balanço patrimonial
- Giovane Borchardt
- 5 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Visando entender melhor os conceitos contábeis já discutidos no blog, que tal analisarmos a Demonstração Financeira de uma empresa de capital aberto? Clique aqui, selecione o Relatório Anual de 2014 da TUPY S.A. e identifique a primeira conta contábil, o Balanço Patrimonial.
O Balanço Patrimonial (BP) é a principal Demonstração Financeira existente. Ele mostra como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento. O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro (se não estiver em igualdade, significa que há erros na contabilidade da entidade).
Repare na demonstração que:
Total ativo: R$ 4.644.888,00
Passivo + PL: R$ 4.644.888,00
Mais sobre a estrutura do Balanço Patrimonial
O BP tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo (determinado por convenção). No lado esquerdo são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor monetário (aspecto quantitativo). No lado direito são discriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária. Também no lado direito são discriminadas as contas do Patrimônio Líquido, sendo as obrigações para com a empresa. São os recursos que os acionistas, sócios investiram na entidade. Ex.: investimento feito pelos proprietários (dinheiro aplicado), reserva de lucros, etc.
Referência:
Só Contabilidade. Balanço patrimonial. Disponível em: <http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP.php>. Acesso em 05/11/2015.
Comments