Em uma organização, o que é ambiente?
- THE FOUR
- 16 de set. de 2015
- 1 min de leitura
De acordo com o dicionário Michaelis, ambiente é: "adj m+f (lat ambiente) 1 Aplica-se ao ar que nos rodeia, ou ao meio em que vive cada um. sm 1 O ar que respiramos ou que nos cerca. 2 O meio em que vivemos ou em que estamos: Ambiente físico, social, familiar."
Em uma organização, no entanto, podemos classificá-lo como Organizacional, fragmentando-se em Contextual e Operacional. De acordo com Sobral (2008) "ambiente organizacional é um conjunto de forças, tendências e instituições tanto externas quanto internas à organização que têm potencial para influenciar seu desempenho".
O ambiente contextual corresponde ao conjunto amplo e complexo de fatores e tendências externas à organização e ao qual, em última instância, precisa responder, pois podem afetar seu desempenho, geralmente de forma indireta como, por exemplo, os fatores demográficos, socioculturais, econômicos, políticos e tecnológicos.
O ambiente operacional é constituído por todos os elementos que interagem de forma mais direta e próxima com a empresa, influenciando de forma negativa ou positiva seu desempenho. São esses os clientes, fornecedores, concorrentes, instituições financeiras, meios de comunicação social e grupos de interesse especial.
Nós, The Four, concluimos que o ambiente organizacional é fundamental para as ações gerenciais, delimitando oportunidades e ameaças. O ambiente influencia também nas tomadas de decisão, pois todo administrador visa o bom desempenho de sua empresa.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Fiquem atentos ao nosso próximo tema, Planejamento Estratégico.
Fonte: SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Comentarios